sábado, 15 de julho de 2017

ANIME: BOKU DAKE GA INAI MACHI


ANIME


BOKU DAKE GA INAI MACHI 




Gênero: Mistério, Sobrenatural, psicológico, seinen
Dirigido por: Itou Tomohiko
Ano: janeiro~março, 2016
Nº de episódios: 12


História




Um rapaz de 29 anos, chamado Satoru, tenta iniciar sua profissão desejada como um mangaká (desenhista de história em quadrinhos) mas, para isso teria que desenvolver a história de seu mangá de uma forma mais profunda, o que lhe implicaria resgatar seus antigos sentimentos e fatos, os quais resolveu esconder dentro de seu coração. Sentimentos que são amargos para Satoru decorridos de fatos que aconteceram em sua infância. 

O fato marcante de sua infância foi o sequestro em série de colegas de sua escola seguido de assassinatos. Sendo a primeira vítima sua colega de classe chamada Kayo Hinamashita, com a qual nunca teve coragem de conversar e estender a mão quando estava sozinha e deprimida devido a vida de maus-tratos que vivia dentro de casa. Além dos sequestros e assassinatos de mais dois colegas da mesma escola, os quais Satoru descobriu que os mesmos estariam associados a sequestros contemporâneos à sua época do atual. 

O assassino pode estar mais próximo do que Satoru pensava, então torna-se necessário uma análise mais profunda desse caso que ainda não foi concluído pela polícia. A partir dessa investigação, a vida de Satoru e das pessoas que ama entram em jogo. Mas a dúvida que persegue Satoru é: quem seria o assassino? Dessa forma, Satoru luta contra e com o tempo para tentar salvar aqueles que, em seu passado, não foi capaz de salvar. Para que isso acontecesse recebe uma misteriosa chance da vida de voltar ao passado para evitar as tragédias e, assim, descobrir o verdadeiro assassino, de forma que mude realmente o seu futuro. 

ATENÇÃO

Informo às crianças, adolescentes e até adultos que contém algumas cenas de violência, um pouco de presença de sangue e morte pode ser que esses causem choque para os telespectadores de alguma forma, sendo um história, em sua maior parte, de suspense na tentativa de descobrir o assassino do contexto do anime. Porém, isso não muda o efeito final provocado pelo anime, o qual citei na análise crítica realizada. 


Análise Crítica

Boku dake ga inai machi é um anime que me chamou atenção pelo nome, pensei como seria um anime com esse tipo de nome, o qual parece tão interessante. O pior é que achei que fosse um anime shoujo , aquele romance fofo (porque não li a sinopse), entretanto eu estava bem enganada e acabei esquecendo desse anime e fui assistir outros. Até que um dia percebi uma música a qual achei agradável aos meus ouvidos vindo do quarto do meu irmão e fui ver de qual anime que era, e coincidentemente era o boku dake ga inai machi. Assim, refleti que o destino provocou esse reencontro meu com esse anime e pensei que eu deveria assistir. 

Apesar de meus olhos considerarem esse tipo de anime um tanto violento, eles também perceberam a verdadeira intenção do autor ao criar toda essa história interessante. Uma história que não serviu apenas para estimular aquela técnica de reflexão como a de um detetive, de investigação e análise dos fatos, mas também para nos fazer refletir sobre como vivemos a nossa vida. Se vivemos de forma indiferente e medrosa fazendo com que tenhamos posteriormente arrependimentos ou de forma corajosa e proveitosa, em um sentido de fazer valer a pena cada segundo vivido. E que essa forma de viver depende em sua maior parte de nos mesmo, ou seja, da maneira de como pensamos e agimos.  

Através das cenas é possível pensar que o personagem teve a oportunidade de voltar ao tempo onde poderia ter agido diferente, mas nós enquanto seres humanos só podemos passar por cada etapa da vida apenas uma única vez. Não temos tempo de pensar naquilo que não fizemos e como deveríamos ter feito, se arrepender e voltar ao passado para consertá-lo. Entretanto, temos o futuro pela frente e podemos melhorar aquilo que planejamos executar em nosso futuro através da forma de como agimos hoje. 


Assim como, o último episódio melhorou o enfoque do meu olhar em relação ao próprio anime, pois a forma de como ele mostrou a maneira de Satoru admirar um herói de história em quadrinhos, sendo que até possuía uma máscara do mesmo, e por trás disso criava incríveis forças para seguir sua vida de forma corajosa, apesar de não ter seu pai ao lado para orientá-lo. Essa forma de ser encorajado e adquirir coragem através do anime, de personagens, desenhos, histórias, da ideia do autor, acredito que deveria ser a verdadeira função dos animes. Ao analisar minha adolescência, percebi que mudei bastante e tive coragem de fazer muitas coisas, como me relacionar com as pessoas, enfrentar problemas, apresentar trabalhos, o que antes uma garotinha muito tímida não seria capaz de fazer. 





Trilha Sonora 



OPENING: "Re:Re:"  by Asian Kung-Fu Generation 


ENDING: "Sore wa Chiisana Hikari no Youna" by Sayuri




Principais Personagens


     

Assistir Online


MyAnimeList  (legendado em inglês)

Z1Animes.com (legendado em português)


Baixar / Download 

hyuugadownloads


Live Action

No mesmo ano também foi lançado a live action do anime, o filme de Boku dake inai machi, ou também chamado de Erased. 

New Asian TV


Referências

MAL Rewrite. Boku dake ga inai machi. Disponível em:<http://myanimelist.net/anime/31043/Boku_dake_ga_Inai_Machi>. Acesso em: 06 jul. 2016.