quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

DORAMA: PIN TO KONA


DORAMA

PIN TO KONA




Origem: Japão
Ano: 2013
Gênero: Drama, Escolar, Romance
Assunto: Kabuki
Escrito por: Ako Shimaki (Mangá), Maki Takahashi
Dirigido por: Hayato Kawai, Daisuke Yamamuro, Shingo Okamoto
Nº de episódios: 10


História

Uma estudante do colegial chamada Ayame vive em um apartamento simples, trabalha, estuda e tenta se sustentar sozinha. Para uma jovem independente, a maior motivação que a mantém forte todos os dias são as lembranças e a promessa de seu querido amigo de infância Ichiya.

Ichiya era uma criança que se apaixonou pelo "Kabuki", que é um estilo de teatro tradicional japonês, prometendo a Ayame se tornar um grande ator no mundo do Kabuki. Entretanto, Ichiya apenas não sabia que o mundo do Kabuki é uma hierarquia rígida, em que apenas o talento não é suficiente para se obter sucesso. O reconhecimento de um ator de Kabuki é dado pelo nome que o indivíduo carrega, se é filho ou não de um famoso ator de Kabuki.

Enquanto isso, o jovem Kyonosuke carrega o sobrenome Kawamura, um dos nomes mais reconhecidos do kabuki construído pelo pai. Kyonosuke é um jovem rebelde, que não quer apenas seguir as ordens de seu pai, quer viver ao seu modo, aproveitando a fama e festas. Kyonosuke atua em kabuki conforme o desejo de seu pai, mas não por desejo próprio, e realiza uma apresentação, a qual Ayame presencia e percebe o desinteresse do jovem.

Por isso, Ayame fala seus pensamentos a Kyonosuke após a apresentação, o que o irrita e acaba desafiando sua capacidade. Por frequentarem a mesma escola, se encontram novamente e Kyonosuke decide mostrar a Ayame suas habilidades em Kabuki, acompanhando seus treinos e apresentações, aproxima mais ainda esses dois jovens e desperta um sentimento de Kyonosuke. Até que o envolvimento de Ayame pelo Kabuki provoca o seu reencontro com seu antigo amigo Ichiya já crescido.

Análise Crítica
Pin to Kona é um dorama japonês muito lindo, com 10 episódios para lhe apresentar de forma bem viva uma parte da tradição japonesa através do Kabuki, que é o teatro tradicional japonês. Uma curiosidade mostrada no dorama é que esse tipo de teatro apenas é encenado por homens, e os mesmos fazem papel de mulher quando a personagem é feminina.

É interessante a forma como abordam o Kabuki, o empenho dos atores em realizarem a melhor performance para o público, a necessidade de expressão, para conseguir transmitir os verdadeiros sentimentos propostos pela história encenada. Realmente é uma arte, uma tradição a ser admirada, entretanto ao mesmo tempo o dorama mostra e tenta instigar a reflexão dos telespectadores da questão: "Até que ponto você é capaz de chegar para atingir seu objetivo?", "será que tudo é válido para realizá-lo?", "posso ultrapassar minha ética para a fim de cumpri-ló?".

Reflexões importantes que não se limitam ao universo do Kabuki mas para a vida profissional em si, podemos amar o que fazemos, nosso trabalho pode ter uma grande importância para as pessoas, mas e a nossa família? Será que estamos dando a atenção necessária ao tempo em que passamos em família? Será que ao me dedicar totalmente ao meu objetivo, não estou agindo de forma egoísta? E no próprio dorama mostra que, muitas vezes quando estamos focados e praticamente nos tornamos obcecados em cumprir aquela meta, acabamos perdendo o sentido, a consciência e tudo passa a ser válido para atingir a meta. O ser humano se torna cego à razão, ao pensar reflexivo.

Assim, a conclusão que Pin to Kona traz é que as pessoas, a família, o amor, os bons sentimentos são aqueles que devem prevalecer, pois assim, as pessoas são capazes de viverem felizes, não precisam da ganância, da luta por poder, da hierarquia para viverem.

Assistir Online


LEGENDADO EM INGLÊS


Para Baixar / Download



LEGENDADO EM INGLÊS

LEGENDADO EM PORTUGUÊS


Trilha Sonora

Kimi to no Kiseki - Kis-My-Ft2
Principais Atores




Memórias de Pin to Kona
Como memórias desse lindo dorama que vive a pura emoção do teatro tradicional japonês, Kabuki, em que toda dedicação é válida para se obter resultados em uma emocionante apresentação, apresento a vocês um MV do Youtube (publicado por PxxxwPST), o mesmo que me fez começar a assistir o dorama.


Referências


ASIAN WIKI.Pin to Kona.Disponível em:<http://asianwiki.com/Pin_to_Kona. Acesso em: 06 jul. 2017.