domingo, 3 de dezembro de 2017

DORAMA: PINOCCHIO


DORAMA

           
                                                                                                                          

 PINOCCHIO



Origem:Coreia do Sul
Gênero: Romance, drama, comédia, família
Assunto: Profissão Repórter, Vingança
Ano: 2014-2015
Escritor: Park Hye-Ryun
Diretores: Jo Soo-won , Shin Seung-woo
Nº de episódios:20



História
Durante a infância, Ki Ha-Myeong sofreu com a morte de seu pai em um incêndio, o qual realizava seu trabalho como bombeiro, junto ao seu grupo de companheiros. Porém, uma repórter chamada Song Cha-Ok ao relatar este caso ao mundo, transmite a notícia de uma forma oculta, intencionalmente, que faz com que este bombeiro seja o responsável pela morte de seus companheiros no incêndio.

E para isso usa uma testemunha que possuía a síndrome do Pinóquio (que é uma doença fictícia em que a pessoa soluça ao mentir), o qual afirmava que tinha visto este bombeiro vivo, o que indicava que este havia abandonado seus companheiros para se salvar, sendo que nunca mais apareceu. 

Mas, isso aumentou a raiva das pessoas e fez com que essa raiva fosse expressada contra a família desse bombeiro, a qual foi destruída por causa dessa notícia , que foi manipulada. Pois a família foi alvo de desprezo da população revoltada,sendo responsabilizada pelas mortes de inocentes. Porém, na verdade, tudo era um engano. E por esse motivo, Ki Ha-Myeong cresce e busca uma vingança contra essas pessoas que difamaram seu pai, principalmente essa repórter, desejando simplesmente provar que o seu pai não tinha feito aquilo.


      Enquanto isso, Ki Ha-Myeong, após o suicídio de sua mãe durante uma demonstração de fogos de artifícios, é encontrado e salvo no mar, por um senhor, que havia perdido seu filho no mar e morava ali por perto.Porém, esse senhor pensava que o menino que havia encontrado era o seu filho,assim, Ki Ha-Myeong foi dessa forma adotado,até conhecer a neta desse senhor, chamada Choi In-Ha, pela qual se apaixona.


Com isso, acaba descobrindo que a mãe de Choi In-Ha é a repórter que prejudicou seu pai.E assim, um dia encontra a repórter Song Cha-Ok, ficando cara a cara com ela.

       


ANÁLISE CRÍTICA

No início do dorama, já apresentam cenas de injustiça que podem e provavelmente ocorrem dentro das escolas, como no caso em que Choi Dal Po estava sendo acusado pelos alunos e pelo próprio professor de trapaça durante um exame. Por que um aluno, mesmo que seja considerado um mal aluno não pode ter a capacidade de ter pontuação máxima em um exame? Isso significa que ele trapaceou, copiou as respostas de alguém ou são as pessoas que induziram esse comportamento? Seria correto acusar antes de obter a certeza, a comprovação dos atos dele? 

 Assim demostra de perto como essa situação se torna injusta quando acontece com você, ao ser acusado de algo que não fez e ainda ter que provar que você não o fez mesmo que o correto fosse que o denunciador apresentar provas suficientes para sua acusação.
    
Esse dorama foi um dos melhores que já assisti em minha vida, porque mostra algo que realmente acontece no mundo de hoje. É possível observar claramente que ele tenta mostrar como a mídia, a TV pode manipular uma multidão de pessoas, como ela consegue culpar alguém, mudar as direções do caso e controlar o emocional e até a forma de pensar da maioria. Como consegue ocultar os fatos, provavelmente, que possuem um motivo para serem ocultados, para não atingir a imagem ou o cargo de alguém.

Ademais, mostra o que é ser um repórter, a importância de transmitir a verdade e de não ignorá-la, pois um transmissão errada de um fato pode acabar com a vida de uma pessoa, um pequeno erro causa um grande estrago. Atentando a importância de saber utilizar as palavras em sua fala, a importância de saber a verdade para falar a verdade.
    

Por isso, devemos refletir sobre tudo que assistimos na mídia, adotar um olhar crítico sobre o fato, que não quer dizer falar mal, mas sim questionar, duvidar e pesquisar sobre, para assim, diminuir a chance de ser alienado e de ser controlado facilmente, de uma forma imperceptível, pelos grandes empresários e detentores de poder ! Uma forma de  nos questionarmos: será que tudo que os repórteres dizem é verdade? A forma de que uma reportagem foi transmitida ou as palavras que foram escolhidas para transmitir ao público tal notícia teria alguma intenção além de informar?

Esse drama também nos mostra que, a vingança nunca tem fim. Normalmente, quando a pessoa que busca vingança tornasse obcecado pela mesma, como se fechasse os olhos para o resto do mundo, esquecendo que a sua própria vida é mais importante. Por isso, é possível perceber que ao se buscar " justiça ", como no caso dele, é necessário fazer de maneira racional, e de uma forma que o indivíduo não se torne igual àquela pessoa de quem tanto queria se vingar.



PRINCIPAIS ATORES



         
             

ASSISTIR ONLINE

VIKI - SUBTITLE IN ENGLISH

DOPEKA - SUBTITLE IN PORTUGUESE



DOWNLOAD

Fighting_Fansub (legendado em português- cadastro necessário, mas é rapidinho ;)) 

TRILHA SONORA

PINOCCHIO - ROY KIM

NON FICTION - EVERY SINGLE DAY

FIRST LOVE - TIGER JK

PASSIONATE TO ME - YOONHA 

KISS ME - ZION. T

ONLY PERSON - K. WILL

LOVE IS LIKE A SNOW - PARK SHIN HYE




MEMÓRIAS DE PINOCCHIO



















REFERÊNCIAS
Pinocchio (Korean Drama). Disponível em:http://asianwiki.com/_Drama. Acesso em: 30 jul. 2016.
Pinocchio (2014 TV series). Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Pinocchio_%282014_TV_series. Acesso em: 30 jul. 2016.