sexta-feira, 28 de julho de 2017

DORAMA: AD GENIUS LEE TAE BAEK


DORAMA

AD GENIUS LEE TAE BAEK




Origem: Coreano
Gênero: Publicidade (profissão), romance
Escritor: Sul Joon Suk
N° de episódios: 16
Ano: 2013


HISTÓRIA



Lee Tae Baek é uma pessoa muito criativa, bondosa, sonhadora e determinada, sempre lutando com as condições da realidade em seu dia a dia, a fim de alcançar seu sonho, que é um dia entrar em uma empresa de publicidade, além de cumprir com a sua responsabilidade como o único homem da casa, trabalhando de modo a sustentar sua querida avó e sua jovem irmã. Apesar de várias rejeições durante as entrevistas de emprego não desiste e continua trabalhando em outros serviços. 

Durante um de seus serviços Lee Tae Baek conhece a corajosa  estagiária Ji Yoon da grande empresa de publicidade Geumsan Ad Company, devido a esse serviço, sempre s encontravam como uma dupla pensante de trabalho de grande ideias. Essa nova relação faz Tae Baek superar seu primeiro amor Go A Ri, que o abandonou. Uma coisa que ele não sabe é que seu antigo amor trabalha na mesma empresa que Ji Yoon.

 Ji Yoon ama a publicidade e seu objetivo é assumir a função de redatora na empresa, assim como era sua falecida mãe. Por ser uma estagiária, os seus colegas de trabalho a humilham e a tratam como empregada. Entretanto, seu novo chefe Eddie Kang, filho do presidente de Geumsan Ad, ao conviver no trabalho com Ji Yoon não a vê simplesmente como uma estagiária, vê algo de especial em Ji Yoon, que o faz prender a atenção. 



ANÁLISE CRÍTICA



É um dorama perfeito para quem está interessado a mergulhar no mundo das artes gráficas, publicidade e design tudo de uma forma coreana. O encanto é a forma como conseguem transformar tarefas que seriam comuns do cotidiano de trabalho em uma grande competição, de forma a exigir mais empenho de cada competidor. Ainda mais quando essa competição é sobre ideias, de criatividade e, portanto, de arte. Toda vez que Lee Tae Baek tinha uma ideia, ele dizia: - "A musa (da ideia) veio!", e achei tão legal que vou tentar aplicar no meu dia a dia.

O personagem Lee Tae Baek é um personagem realmente incrível que foi criado para inspirar e motivar as pessoas. Pude me identificar bastante com o jeito dele de modo a sincronizar a forma de pensamento, o respeito pelas pessoas e a timidez.  Pude até revisar umas lições de Estratégias que aprendi no curso de Administração, sobre a análise SWOT. Quando eu vi o personagem explicando no dorama, fiquei muito feliz e conectada com os personagens. A partir desse episódio, percebi que existem doramas que podem te ensinar conhecimentos, aprender de uma forma divertida e mais realista, dentro de uma situação, o que mostra que realmente vale a pena assistir.

Admito que pude chorar em várias cenas e a cada anúncio que eles faziam meu coraçãozinho aqui vibrava até não dar mais de tanta felicidade, quando um trabalho dá certo, as outras pessoas reconhecem seu esforço e o verdadeiro significado do trabalho, daquilo que você produziu com tanto carinho e esforço.

Muito boa a mensagem que transmitiram no dorama, realmente, trabalhar em uma empresa grande, renomada, pode não ser a melhor coisa para a sua felicidade, mas sim aquela empresa ou local com o qual você se encaixa, onde não se sinta desprezado e sim tratado como um membro da equipe ou melhor de uma família!

É um máximo quando os coreanos utilizam frases, tipo citações, que servem para a nossa vida também. E a frase que ficou gravada em minha mente é a de Lee Tae Baek : "Papel amassado voa mais longe!" quando ele disse para aquele filho de empresário que tentava o humilhar com palavras. O "papel amassado" que Lee Tae Baek quis dizer é que quanto mais a pessoa recebe nãos na vida, é rejeitado, passa por dificuldades, e mesmo assim, mais ele tenta, se esforça, vai adquirindo experiência, mais ele se torna forte, maior sua capacidade de conseguir, de suportar, de aguentar os problemas e assim voar mais longe! A experiência da vida o faz crescer. Os problemas que enfrenta na vida o faz maior. Esse é o significado dessa fala desse incrível personagem e por isso eu o admiro tanto e gosto realmente desse dorama.

Nos mostra que apesar das dificuldades que aparecem em nossa vida, nunca devemos abaixar a cabeça e deixar de olhar o céu. Nuca devemos desistir, desistir do nosso sonho, objetivo, da nossa vida e daquilo que acreditamos, que carregamos em nossos corações, pois o mundo o fará desistir mil e muitas vezes, mas é a nossa escolha aceitar essa desistência ou acreditar em nós mesmos e em nossos sonhos.


TRILHA SONORA



NEVER CRY - E.D.E.N.

COLD COFFEE - VOICE MAN

TOXIC - JUST A MAN IN LOVE

LOVE AFTERNOON - URBAN ZAKAPA



ASSISTIR ONLINE



KISSASIAN (legendado em Inglês)

PRINCIPAIS ATORES           




(Como Lee Tae Baek)
(Como Baek Ji Yoon)
(Como Eddie Kang)
(Como Ko A Ri)
(Como Ma Yi Chan)
(Como Lee So-Ran)
(Como Proprietário Ma)
(Como Kong Sun-Hye)
(Como Hassan)




REFERÊNCIAS 



AD Genius Lee Tae Baek. Disponível em:<http://asianwiki.com/Ad_Genius_Lee_Tae-Baek>. Acesso em: 26 fev. 2017.